Pesquisa na UC

Oi meu povo! :)

A UC tem um setor de pesquisas muito bem conceituado em Portugal e com alguns setores de ponta na Europa. Ponto para a Universidade.

Mas...

(PQP, tem sempre um "mas", rapá!!!!)

Bem, mas, infelizmente, ao contrário do que é usual no Brasil, os estudantes de graduação (e diga-se de passagem os de mestrado também) NÃO têm acesso usualmente a isso, ou seja, a pesquisa é "profissionalizada" e mantida a nível de doutoramento. Ao contrário do que costuma acontecer por aí, onde bolsas do CNPq ou FAPERJ ou CAPES e etc são comuns durante a graduação (eu mesmo tive algumas), aqui não. Estudante é estudante, pesquisador é pesquisador. E isso, na minha modesta opinião, é péssimo.

Fiz pesquisa durante TODA a minha graduação, tendo começado no meio do segundo período e mantido (com bolsas) até o último período. Isso foi fundamental para minha formação ser melhor, para meu melhor conhecimento do meio onde estava inserido, por conta dos inúmeros congressos de que participei (incluindo para os congressos onde fui apresentar) e dos contatos e amizades que fiz com tudo isso, além, claro, de ter enaltecido meu curriculum - o que me ajudou, inclusive, a obter o mestrado aqui, pois tinha vários artigos publicados e etc. Fora, claro, a graninha que as bolsas representam e são uma boa para um estudante durango-kid como eu... pagaram muitas idas a motéis e jantares! kkkkkkkkkk

Fica esta informação para os interessados.

Abs

Coração

Comentários

Postagens mais visitadas